A Arte do Pôster de Cinema: Polônia

A Polônia é um caso ímpar na história dos pôsteres de cinema. Seu estilo é reconhecível graças ao desenvolvimento particular das artes gráficas por lá, resultando em algumas das obras mais assustadoras ou esquisitas que você verá em cartazes, a começar pela versão peculiar de Harper, bem distante da original.

Polônia: estilo inconfundível

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Pôster de Harper.

A relação entre o país e o pôster começa com a fundação da Sociedade de Artistas Poloneses “Sztuka”, em 1897. Inspirados pela obra de franceses como Henri de Toulouse-Lautrec, que vimos na Parte 2 da comparação dos cartazes de Harper, os artistas poloneses Karol Frycz, Jozef Mehoffer, Jozef Czajkowski, Jan Rembowski e tantos outros viram nesse meio mais que um trabalho comercial, encontraram nele uma forma de expressão. A primeira Exposição Internacional do Pôster aconteceu em Cracóvia logo a seguir, em 1898.

Essa arte desenvolveu-se nos anos seguintes pela publicidade, usada para divulgar exibições, peças de teatro, turismo, tabaco e, claro, filmes. Mais tarde, alcançou o apogeu nos anos 50 e 60, durante o domínio soviético na Polônia, que durou de 1945 a 1989.

Apesar do controle estatal, esse período contribuiu para o desenvolvimento do pôster artístico de cinema, pois a URSS não se importava com o lado comercial, até porque muitos títulos chegavam por lá anos após seu lançamento. Na verdade, quanto mais distante do marketing norte-americano, melhor. Disso resultaram os pôsteres como arte individual de Wiktor Gorka, Eryk Lipinski e Waldemar Swierzy, completamente à parte das versões originais de Hollywood.

Isso gera mais uma peculiaridade para a Polônia, pois embora os cartazes sejam um veículo de divulgação de outras obras (e de outro meio visual), nesse país os artistas criaram catálogos tão identificáveis e autorais quanto o de qualquer pintor. Por exemplo, se você já vira algum artigo sobre este assunto em que as imagens eram bastante surreais, escuras e quase infernais, provavelmente referiam-se os trabalhos de Wiktor Sadowski e Andrzej Pagowski das décadas de 80 e 90. Pode-se até esboçar um paralelo entre esse momento mais sombrio do pôster polonês com a época de incertezas que o país vivia, em meio à crise financeira, às greves e à ruptura com o comunismo.

[Recomendo o livro Polish Cinema Poster, disponível de graça no Issuu, para compreender melhor o estilo individual de cada artista.]

O surrealismo polonês cresceu por trás da Cortina de Ferro, característica compartilhada com a antiga Checoslováquia, que também dá pano para manga nessa história. A tradição continua em Ruchomy Cel (título traduzido de Harper, literalmente: o alvo móvel). Nele estão elementos constantes tanto na recriação de cartazes internacionais quanto na criação de ilustrações para a Escola Polonesa de Cinema, movimento em que despontaram Andrzej Wajda, Andrzej Munk e Roman Polański e outros grandes diretores poloneses. Vemos ali a mesma tendência para as cores escuras, o pouco destaque aos nomes do elenco, a ausência de fotos e nenhuma promessa de ação.

Quem assina a arte de Ruchomy Cel é Jacek Neugebauer, trazendo o mesmo conceito de “alvo em movimento” usado na capa da primeira edição do livro The Moving Target, criada em 1949 por Bill English. Veja mais obras de Neugebauer neste link.

Atualmente a Polônia é um país bastante diversificado em sua produção, entretanto mantém viva a arte do pôster nas suas produções nacionais. Esse é o caminho para romper a hegemonia americana: impor seu estilo nos próprios filmes.

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Casablanca | Arte de Eryk Lipinski (1942)

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Crepúsculo dos Deuses | Arte de Waldemar Swierzy (1950)

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Pacto Sinistro | Arte de Witold Janowski (1951)

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Ashes and Diamonds | Arte de Wojciech Fangor (1958)

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Spartacus | Arte de Wiktor Górka (1960)

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Knife in the Water | Arte de Jan Lenica (1962)

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Os Pássaros | Arte de Bronislaw Zelek (1963)

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Blow-Up | Arte de Waldemar Swierzy (1966)

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2001: Uma Odisseia no Espaço | Arte de Wiktor Górka (1968)

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Planeta dos Macacos | Arte de Eryk Lipinski (1968)

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Cabaret | Arte de Wiktor Górka (1972)

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While There’s War There’s Hope | Arte de Jacek Neugebauer (1975)

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Apocalipse Now | Arte de Waldemar Swierzy (1979)

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Passagem para a Índia | Arte de Wiktor Sadowsky (1984)

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Blue Velvet | Arte de Jan Mlodozeniec (1986)

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Heart of Love (2017)

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Spoor (2017)

Veja outros países nos próximos capítulos:

Estados Unidos (Parte 1) | França (Parte 2) | Itália (Parte 3)

Alemanha (Parte 5) | Suécia (Parte 6) | Japão (Parte 7) | Brasil (Parte 8)

Estes sites têm conteúdos essenciais para ver mais sobre o assunto:

CineMaterial

Polish Cinema Poster

Illustration History

Polish Film Poster Picture Archive

Smashing Magazine

Wikipedia

[A imagem que ilustra esta matéria é uma baseada no pôster de Eryk Lipinski.]