Christian von Koenig

 

Um pouco sobre mim

27 anos
Escritor, redator e revisor
Florianópolis, SC, Brasil

 

Redação criativa com base em dados.

Literatura | Comunicação | Conteúdo | Estratégia | Marketing | Posicionamento
Naming | Redes Sociais | Websites | SEO | Institucional | Roteiro | Gamification | Revisão

Meu nome é Christian von Koenig e sou o factótum do Clássicos Universais. Tenho paixão pelos temas que abordo aqui e por elaborar teorias a respeito. Mas nem só de clássicos vive o homem, então me dedico também a outras formas de escrita.

Na literatura, tenho três livros de poesia publicados, além de outras publicações em coletâneas e prêmios literários. Mais recentemente, lancei pela Editora Nanquim o romance Paixões Clandestinas, junto com o e-book do projeto Outras Paixões.

Na Publicidade, sou redator com vontade de aprender novos assuntos, relacionados às mais diversas áreas da comunicação, e com apetite por dados. Gosto de um belo texto; adoro-o quando ele tem um porquê.

Meu diferencial é unir o lado criativo com o lado teórico dentro de um português que preza pela correção. Ah, e sempre com o objetivo de tocar o coração e a mente das pessoas.

Veja algumas soluções desenvolvidas!

"What's in a name?"

Cliente: Mosarte Lab
Texto: Christian von Koenig
Arte: Letícia Eiterer
Atendimento: Nohelmet
Necessidade: Criar o nome de uma linha de produtos

Conceito: Com relação a naming, a "rosa" deve fazer mais que representar seu perfume. Um bom nome de uma marca ou de um produto revela sua essência ao mesmo tempo que constrói novas relações no imaginário do público e coloca seu negócio em vantagem competitiva no mercado.

Esse pensamento conduziu a criação do Plic!, uma linha da Mosarte Lab que traz a praticidade do DIY para o público jovem. Os revestimentos têm a tecnologia Semplice no verso, um adesivo que permite ao consumidor aplicá-los por conta própria. Dessas características (Semplice, prático e espontâneo) surgiu o nome.

SEMPLICE
SEMPLICE
PLIC
PLIC!

Plic! é uma onomatopeia que reflete a aplicação: você Plic! na superfície e pronto. É jovem e alegre! E reforça também o imperativo de como usá-lo, "aplique". Respondendo a pergunta acima, é isso o que há no nome.

Cliente: Basis Brasil
Texto: Christian von Koenig
Arte: Letícia Eiterer
Atendimento: Nohelmet
Necessidade: Criar o nome de um empreendimento imobiliário

Conceito: Dois fatores destacavam-se no empreendimento: a vista, pela sua localização elevada perto do Centro Histórico de São José, e o projeto arquitetônico multiuso, conhecido como office-residence.

A partir disso nasceu o nome Aurora MOR. Aurora representa tanto o horizonte quanto o surgimento de uma nova vida para os moradores. E MOR é o acrônimo para Mixed Office Residence, valendo-se da palavra em português para criar um termo proprietário da Basis Brasil. Além disso, Aurora MOR significa a maior aurora, transformando a arquitetura do projeto em poesia.

Redação da estratégia ao ponto final.

800.000 fãs nas redes sociais e aquele gosto de quero mais.

Cliente: Sabor Máximo
Texto: Christian von Koenig e Camila Beaumord
Arte: Letícia Eiterer
Redes Sociais: Nina Masnik e Renata Vivan
Atendimento: Nohelmet
Necessidade: Desenvolver a persona e o posicionamento da marca

Conceito: Trabalhar com as redes de empresas como Urbano Alimentos, Mosarte e Banana Brasil é uma grande satisfação porque se mantém um diálogo com milhares de pessoas todos os dias. E começar a relação da Sabor Máximo com seus seguidores deu um tempero a mais a essa alegria. Embora já fosse uma marca tradicional, ela ainda não tinha uma persona nem um posicionamento para se comunicar com o público.

Portanto, para representar a história da Máximo, até aí fluminense, e prepará-la para ter alcance nacional, foi criada essa persona encantada pela vida. Isso se reflete no seu jeito de falar alegre e malemolente.

É alguém que adora viajar pelo Brasil afora e descobrir os sabores da nossa terra, sem dispensar a boa comida caseira. Gosta de reunir a galera à mesa, porque a gastronomia é um evento social, uma comemoração. Sobretudo, é capaz de fazer ótimas combinações, na cozinha e em qualquer lugar.

A partir desse espírito de celebração pelo que a vida oferece de melhor, desenvolvi o posicionamento: É tudo!

É tudo! exclama felicidade e pode ser aplicado nos diversos contextos de comunicação da marca. É tudo! condensa o "tudo de bom" tão presente na fala do brasileiro. É tudo! valoriza a própria Sabor Máximo perante o consumidor, já que ela também é tudo. É tudo!, simples assim, é tudo.

Cliente: Mosarte
Texto: Christian von Koenig e Camila Beaumord
Arte website: Laercio Lopo
Arte vídeo: Laura Montenegro Jaramillo

Programação: Yeremi Loli
Redes sociais: Nina Masnik e Renata Vivan
Projeto e execução: Nohelmet
Necessidade: Divulgar o lançamento do novo portal mosarte.com.br

Conceito: Foi uma experiência incrível escrever o novo website da Mosarte, porque o projeto é todo focado na experiência do usuário. O portal traz a busca por elasticsearch e a geração de insights via dashboard para valorizar a relação do público com os revestimentos de alto padrão da empresa. Entre os resultados positivos, verifica-se a queda drástica no índice de rejeição e o aumento no tempo médio de sessão.

A campanha de lançamento concentrou-se nos canais de comunicação próprios da Mosarte, adaptando-se a cada meio com conteúdos em vídeo, mosaicos no Instagram, carrosséis no Facebook, postagens diversas e e-mails marketing. Tudo para imergir o público na nova experiência que o website proporciona.

 

A comida do dia a dia também pode ser divertida.

 
Cliente: Urbano Alimentos
Texto e desafios: Christian von Koenig
Arte: Laercio Lopo
Projeto: Nina Masnik

 
Redes sociais: Renata Vivan e Nina Masnik
Atendimento e produção: Nohelmet
Necessidade: Despertar a atenção do público para um novo produto

Conceito: Diariamente, todo o trabalho de comunicação da Urbano é voltado para humanizar sua relação com os mais de 400.000 seguidores que a acompanham nas redes sociais. Portanto, mais que oferecer produtos, ao dar voz à marca é preciso elaborar estratégias de engajamento surpreendentes, como a do lançamento do Macarrão de Arroz Integral Urbano.

Por meio de uma maratona de desafios que envolviam o universo da novidade e da empresa, os fãs percorriam Facebook, Instagram e Twitter à procura das respostas. A partir daí, faziam a inscrição no hotsite da Charada Urbano, respondiam as questões e ganhavam brindes. A campanha fez com que a público tivesse conhecimento do produto de uma maneira dinâmica e gerou mais engajamento para as redes sociais como um todo.